quinta-feira

Terceira Quinta-feira de Novembro – Dia Mundial da Filosofia

Durante a 33ª sessão da Conferência Geral da ONU para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 2005 foi aprovado o princípio de um Dia Mundial da Filosofia, fruto de vários esforços e iniciativas nesse sentido.

Foi assim instituido que fosse celebrado todos os anos, na terceira quinta-feira do mês de Novembro, o Dia Mundial da Filosofia.
A filosofia tem como essência da sua razão de ser, a capacidade humana de usar a própria complexidade cognitiva para representar o mundo e a vida concreta nele inserida, ou seja, segundo Merlau-Ponty, a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.
Não há como impedir que o ser humano pense sobre a vida, represente o existente, analise os pensamentos já manifestos historicamente ou critique. 
Interditar o pensamento é interditar o humano.
Se assim não fosse, os filósofos não estariam preocupados em mostrar que a filosofia possa ser um instrumento a mais para auxiliar o ser humano na tarefa de pensar, representar, julgar, decidir e agir.
Nesse sentido, a filosofia tem muito por fazer na actualidade. A utilidade e a importância da atitude filosófica podem residir nos actos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo, bem como as operações ideológicas dos seres humanos que manipulam o real, os fanatismos que cegam e as acções destrutivas ao redor do planeta que colocam em risco de extinção todas as manifestações da vida.


Fonte: http://eventos.aprender.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário